Fundação do Bloco Araxé

Às doze horas do dia sete de setembro de dois mil e oito, na Rua Lameira Bittencourt, número 2120 B - Benguí, na cidade de Belém, capital do estado do Pará, sob a Coordenação do senhor JAMIR ALEXANDRE FERREIRA FERNANDES, e do secretário Sr. MILTON ARGEMIRO COELHO CORRÊA e com a presença dos membros a seguir discriminados: Sra. AURORA DA SILVA, Sra. MARIA GRACIOLA SOARES CORRÊA, Sr. CARLOS AUGUSTO LIMA DORIA, Sra. MARIA DO SOCORRO SANTOS, Sr. SILVIO DOS SANTOS GOMES, Sra. ELISÂNGELA DOS SANTOS COELHO, Sra. TEREZINHA DE JESUS NUNES SANTOS, Sra. CLARICE MARIA DO CARMO CONCEI&CceilÃO, Sr. MANOEL VALDINEI FERNANDES, Sra. ELIENE DA SILVA FERNANDES, Sr. JOSÉ RONALDO DE SOUSA TAVARES, Sra. MARIA DE NAZARÉ SOUZA AZEVEDO, Sra. ELIZIA PALHETA DOS SANTOS, Sra. MERCEDES NAZARÉ NOBRE DE AQUINO, Sr. JOSÉ TADEU DOS SANTOS, Sr. JOSÉ CLÁUDIO LIMA PIMENTEL, Sr. JOSÉ DE RIBAMAR SANTOS JÚNIOR, Sr. ELDER FÁBIO ALVES CÂMARA DE ANDRADE, Sra. RITA DE CÁSSIA S. AZEVEDO SANTOS, foi dada por instalada a Assembléia Geral.

Foi o precursor e primeiro Coordenador Estadual do INTECAB/PA. É presidente da ''IPAMO EGBE ÈDÉ YORUBÁ NI BASÌÌ'' (Sociedade de Preservação da Língua Yorubá no Brasil/Pará), sendo o único professor da Língua Yorubá do Norte, tendo ministrado diversos cursos no Pará e em outros estados do Brasil.

Pai Walmir

(Sinônimo de Liderança Religiosa)

''Digo sempre que sou Ketú com raízes Jeje, porque não acho que uma pessoa que sabe cantar três ou quatro cantigas na Nação Jeje, possa se intitular jeje.

Sou muitas vezes polêmico, e isso faz com que as pessoas me interpretem mal. Sabemos que o jeje está em está em extinção e por isso é impossível manter a tradição. Enganar a mim mesmo não me é agradável e hipocrisia não é meu forte. Se não engano aos Orixás me fortalece a aura e vivo melhor. Infelizmente, hoje, as pessoas ditas ''religiosas'' fazem o que lhes é conveniente. Quando comecei a estender a hierarquia Yorubá em Belém, me foi atribuído que não existiam os cargos que eram tomados por alguns adeptos, e eu estaria inventando. Se alguém não se informa ou não sabe falar e interpretar, não é problema meu.''

Pai Walmir

  • Demonstra a solidez de sua postura sacerdotal, a firmeza de sua liderança no segmento afro-religioso no Pará e, como marca peculiar de seu caráter: a sua franqeza. Essas características, ao mesmo tempo, o fazem ser amado e combatido, porém, inegavelmente RESPEITADO. .
  • Aga Aro Níle